Um fruto típico do Brasil, originário da região amazônica, o açaí vem ganhando cada vez mais fama entre os atletas e praticantes de atividade física, devido aos seus benefícios à saúde e ao seu alto nível energético. Ele também é rico em carboidrato, fibras, minerais (magnésio, ferro, zinco, etc.), vitaminas (como a vitamina C e E), é um alimento natural, que aumenta a saciedade apresentando gorduras boas em sua composição (Omega 6 e Omega 9).
O açaí foi considerado um alimento funcional, a partir da descoberta de antioxidantes em sua polpa. Estes compostos antioxidantes são capazes de diminuir os processos de oxidação gerada pelos radicais livres no organismo, sendo capazes de atuar na prevenção da aterosclerose reduzir a oxidação do colesterol LDL, diminuir o processo de envelhecimento e atuar no sistema imune.
A prática de exercícios físicos regulares, exige uma dieta adequada, com alimentos antioxidantes, antiinflamatórios, que contenham gorduras do bem e ricos em vitaminas e minerais. Que o açaí é um ótimo alimento não podemos negar, porém por ter um alto valor calórico, aproximadamente 250 calorias a cada 100 gramas, seu consumo deve ser sempre aliado à prática de atividade física. Observadas essas recomendações, o açaí unido à prática de exercícios não eleva o peso corporal na forma de gordura, sendo esse um aliado no ganho de massa magra.
Os acompanhamentos podem ser considerados o grande vilão no consumo deste alimento. Então evite coberturas, como leite condensado, chantilly, chocolate, creme de leite, entre outras, opte por comprar açaí puro (sem adição de açúcar), fique sempre de olho nos rótulos, e quando for colocar acompanhamentos escolha frutas, aveia, chia, linhaça e cereais integrais. Para saber a quantidade que você deve consumir e em que momento do dia, consulte sempre um nutricionista, as necessidades variam de pessoa para pessoa.
Bárbara Pinheiro Possani
Nutricionista Clínica e Esportiva
Atendimento em Jundiaí e região
e-mail: bpinheiro.nutri@gmail.com
instagram: movenutri
Por: Michael Jackes
Fonte:
http://bemnutri.com.br/site/beneficios-do-acai-aliados-a-pratica-de-atividade-fisica/
0 comentários:
Postar um comentário